![](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/08/1344885434_1341931669_1337467944498cached.jpg)
![Cenografia e Arquitetura: Don Giovanni / Gehry + Rodarte (2) © Ricardo DeAratanha para o Los Angeles Times](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/08/1344885439_1341931673_lat_ricardo_m4by4xpd20120520123551-125x125.jpg)
![Cenografia e Arquitetura: Don Giovanni / Gehry + Rodarte (3) © Ricardo DeAratanha para o Los Angeles Times](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/08/1344885437_1341931672_lat_ricardo_m4by2tpd20120520123552-125x125.jpg)
![Cenografia e Arquitetura: Don Giovanni / Gehry + Rodarte (7) © Autumn de Wilde](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/08/1344885426_1341931423_autumn_de_wilde1-125x125.jpg)
![Cenografia e Arquitetura: Don Giovanni / Gehry + Rodarte (8) © Autumn de Wilde](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/08/1344885418_1341931421_autumn_de_wilde2-125x125.jpg)
Realizada com a Filarmônica de Los Angeles, Don Giovanni de Mozart compartilha o conto de um nobre promíscuo e sua eventual queda para as multidões do Inferno pelos seus erros. Frank Gehry, que em 2003, projetou o Disney Concert Hall – onde o Don Giovanni está em cartaz – foi convidado para construir o set da ópera que está emparelhado com o figurino das irmãs Kate e Laura Mulleavy, da Rodarte.
Como é do feitio de Gehry, a cenografia inclui um pano de fundo intenso de papéis que organicamente “desmoronaram” criando formas abstratas esculturais – que podem ser interpretadas como qualquer coisa desde ondas geladas até os lençóis das conquistas sexuais – que cunham um ambiente neutro, de textura que destacam o figurino colorido criado.
Segundo The Architect’s Newspaper, a construção e manutenção destas montanhas de papel foi um desafio para a equipe do projeto. Apoiados por molduras de madeira, a equipe de Gehry utilizou mais de oitenta rolos de nove polegadas de largura para fazer os montes. Além disso, cerca de 20% do papel deve ser reparado após cada performance devido aos intérpretes que interagem com eles.
Chamando o set de “movimento ainda-vivo no palco”, Gehry projetou plataformas em camadas móveis para ocupar o centro do palco. Os performers exploram o potencial do cenário para equilibrar o dueto que ocorre entre o chão do palco com o movimento que ocorre nas plataformas acima.
Gehry também modificou a locação da orquestra, movendo os músicos para o fundo o palco e criou plataformas com cerca de três metros e meio acima da cena, tomando seu lugar no palco. O layout tem como objetivo criar um conjunto unificado entre a orquestra e os solistas, e sugere uma intimidade entre os solistas e o público, trazendo os espectadores mais próximos do palco.
Don Giovanni é uma das três óperas escritas entre o libretista Lorenzo da Ponte e o compositor Wolfgang Amadeus Mozart. Nos próximos três anos, a Filarmônica de Los Angeles irá apresentar as outras duas óperas (uma por temporada) e uma parceria com novos arquitetos. Jean Nouvel projetará o cenário para The Marriage of Figaro no próximo ano, e Zaha Hadid criará para Cosi Fan Tutte, em 2014.